-  09/10/2023
Walking Football: oferta desportiva para pessoas a partir dos 50 anos
Novo estudo do Portugal Football Observatory apresenta o Walking Football, uma modalidade adaptada de futebol para pessoas a partir de 50 anos.

As vantagens e benefícios do Walking Football, modalidade em franco crescimento em Portugal e no Mundo, estão patentes no mais recente estudo do Portugal Football Observatory, da Federação Portuguesa de Futebol.

Este jogo, pensado para uma população que gosta de jogar futebol, com 50 ou mais anos de idade, mas cujas aptidões e capacidades físicas já não lhes permitem dar resposta às exigências de uma partida tradicional, tem regras muito específicas, é disputado num contexto recreativo de forma segura, em que se promove a melhoria da aptidão física, do estado de saúde, bem-estar físico e mental e da qualidade de vida do praticante.

O presente estudo pretende apresentar a modalidade de Walking Football e dar a conhecer alguns dos principais resultados que se encontram plasmados na literatura científica, que demonstram os inúmeros benefícios que o envolvimento nesta atividade poderão trazer aos seus praticantes.

Segundo o trabalho, são vários os benefícios da prática de Walking Football estudados e percecionados pelos praticantes, conforme plasmado neste documento. Destacam-se os benefícios na aptidão física, saúde, bem-estar e qualidade de vida que advêm do exercício físico. Os praticantes realçam ainda o espírito de grupo e a interação social, bem como a diversão e prazer na prática.