Marlene Nunes Silva, diretora do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção Geral de Saúde e professora na Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Lisboa, é a convidada do 12.º episódio da 2.ª temporada do podcast “Ciência e Futebol”, do Portugal Football Observatory.
A responsável da DGS analisa, nesta conversa, os resultados do programa-piloto que decorreu nos três primeiros meses do ano em 44 escolas do 1.º ciclo de todo o país. Os resultados, apresentados no recente congresso “Desporto para Crianças e Jovens”, da Portugal Football School, foram positivos e Marlene Nunes Silva entende que a Hora dos Super Quinas (assim se denomina o programa de ora em diante) tem tudo para se tornar um sucesso e ajudar as crianças portuguesas a aumentarem a atividade física.
A importância da competência motora, explica a diretora da DGS, vai muito para lá da vertente física, ajudando os indivíduos do ponto de vista psicológico, social e cognitivo. Além disso, programas como este podem igualmente trazer melhorias à comunidade e a nível de sustentabilidade, contribuindo para as metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável definidas pela Organização das Nações Unidas.
Pode escutar a entrevista aqui ou nas principais plataformas de podcast disponíveis na web.